7º Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação começa hoje (18) com exibição gratuita do longa espanhol Rock Bottom

Joao Ribeiro • 18 de março de 2025

Consolidado no calendário anual de festivais audiovisuais, o Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação chega a sua 7ª edição em 2025, com abertura nesta terça-feira (18) e programação que segue até o próximo domingo (23), no CineX, localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, com ENTRADA GRATUITA.


A abertura conta com duas sessões do longa espanhol Rock Bottom, com classificação indicativa de 16 anos: a primeira às 19h para convidados e às 20h45 para o público em geral. Dirigido por María Trénor, a animação é inspirada no trabalho do músico inglês Robert Wyatt, trazendo uma história de amor e auto-destrutiva entre os personagens Bob and Alif, durante a icônica década de 70.


O filme recebeu várias indicações para premiações importantes internacionais, sendo uma delas na categoria de Melhor Filme no Festival de Cinema de Animação de Annecy, o maior do mundo no segmento de animação. A exibição do filme no Lanterna Mágica é aberta ao público.


Programação do festival 

Neste ano, a programação está ainda mais robusta, com atividades de formação, integração de mercado para profissionais da área, além da exibição de mais de 70 filmes de animação nacionais e internacionais, em mostras competitivas e não competitivas. 


Atualmente realizado por Camila Nunes, fundadora da CSNR Produções e head do Lanterna Mágica, em parceria com Wadih Elkadi, fundador da produtora goiana Baloo Filmes, o evento é dividido em três eixos principais: 


1) Exibição: que inclui as mostras competitivas e não competitivas; 

2) Mercado: contemplado pelo Lanterna Film Market, que promove diversas atividades, como estudos de caso, palestras, debates, e encontros entre produtoras, distribuidoras e animadores; 

3) Formação: centrado no Lanterna Educa, que compreende atividades de formação, como oficinas e debates, para o público em geral, além das exibições de filmes em escolas públicas.


Confira a programação completa do Lanterna Mágica no site lanternamagicafestival.com.br.


Mostras 

Com mais de 70 filmes na programação, o Lanterna Mágica traz mostras competitivas e não competitivas, das quais fazem parte animações de vários cantos do mundo, elevando o catálogo do festival como um dos mais diversos do segmento.


As mostras são divididas em: Mostra Competitiva Nacional, com animações produzidas no Brasil; Mostra Competitiva Internacional, incluindo trabalhos de fora do país; Mostra Gondwana, que reúne filmes dos países de África e Américas realizados por pessoas racializadas; Mostra Nyama, movimento que surge da necessidade de mapear e reunir a cena de animação afrodiaspórica e do continente africano; Mostra Escola/Infantil, com animações voltadas para as crianças e famílias; e Mostra de Longas, com curadoria especial do Lanterna Mágica.


Confira os filmes e programação das mostras no site lanternamagicafestival.com.br.


LAMP

Com uma programação ainda mais enriquecida, este ano o festival irá trazer algumas novidades. Entre elas está um novo formato para o Laboratório de Projetos (LAMP), que também faz parte do eixo de mercado. Este ano, a atividade passou ainda mais por um processo de internacionalização, selecionando 13 projetos nacionais e estrangeiros, entre curtas, longas, séries e projetos universitários. Os participantes irão mergulhar em uma experiência intensiva focada em desenvolvimento de narrativas e networking para facilitar a execução de seus trabalhos.


Essa internacionalização também se reflete na diversidade de tutores do LAMP. São cinco profissionais de países diferentes: Laryssa Moreira Prado (Brasil), cofundadora do projeto Brazilian Animation e integrante do Movimento Mulher Anima; Ivan Melo (Brasil), sócio fundador da CUP Filmes; João Apolinário Mendes (Portugal), diretor do OLHO Festival de Cinema de Animação e do Fórum de Animação; Paola Becco (Argentina), diretora e programadora do Festival Internacional de Animação em Stop Motion da Argentina; e Reinel Garcia (Cuba), diretor, distribuidor e consultor de projetos que irá participar de forma on-line.


Confira os projetos selecionados para o LAMP no site lanternamagicafestival.com.br.


Oficinas

No eixo de formação, as oficinas se apresentam como um dos principais pilares da programação do Lanterna. Nesta edição, estão sendo ministradas três oficinas, de curta e longa duração, com temas variados como: técnicas de animação, produção executiva e uso de ferramentas de IA enquanto suporte criativo.

Algumas oficinas ainda possuem vagas. Confira no site

lanternamagicafestival.com.br
.


Sobre Camila Nunes

Camila Nunes é uma mulher negra que se destaca como figura influente na produção audiovisual e na educação cinematográfica. Nascida na Bahia e formada em Cinema pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), ela encontrou sua paixão pela área audiovisual desde jovem, desenvolvendo um amor especial pela animação. 


Sua jornada entre o eixo Bahia-Goiás a levou a se tornar uma produtora jovem e renomada, comprometida em trazer mudanças positivas para o mundo através da arte e da educação. Ela acredita que a animação é uma ferramenta única, capaz de transmitir mensagens complexas de maneira acessível, ideal para alcançar as mentes jovens em formação.


Reafirmando esse propósito, Camila inovou ao expandir a marca do Lanterna Mágica para fora do país. O festival terá um stand este ano no maior evento de animação do mundo, o Annecy International Animated Film Festival (MIFA), em Annecy, na França. 


Em uma iniciativa pioneira, a diretora foi responsável por abrir uma chamada para levar também universitárias negras de Goiás ao festival, ampliando o acesso e a representatividade de novas vozes no mercado internacional de animação.


ANOTE

7º Lanterna Mágica - Festival Internacional de Animação

Data: 18 a 23 de março de 2025

Local: Cinemas CineX, Centro Cultural Oscar Niemeyer

Informações: @lanternamagicafestival e www.lanternamagicafestival.com.br



Por Joao Ribeiro 3 de abril de 2025
A música brasileira acaba de ganhar um álbum que une duas gerações e sonoridades aparentemente distantes, mas conectadas pela essência. Milton Nascimento, lenda da MPB, participa do oitavo álbum de Djonga, Quanto Mais Eu Como, Mais Fome Eu Sinto, na faixa Canção da Liberdade. O lançamento aconteceu na noite de 13 de março e já está dando o que falar. A colaboração acontece em “Demoro a Dormir”, faixa em que a voz única de Milton surge no refrão, trazendo uma carga emocional que casa perfeitamente com o estilo contundente e questionador do rap de Djonga. Para quem conhece um pouco da história da música mineira, é como se o Clube da Esquina e o rap das quebradas de BH finalmente se encontrassem – e é esse encontro que dá toda a força ao álbum.  Milton, com seus 82 anos de carreira e uma trajetória que sempre flertou com as inovações, mais uma vez se mostra aberto a novas sonoridades. Sua participação no disco de Djonga é um exemplo claro disso. Juntos, eles formam uma mistura de passado e presente, de espiritualidade e crítica social. A voz suave e marcante de Milton acrescenta um peso reflexivo às letras de Djonga, que não se contenta apenas em fazer rap, mas propõe questionamentos profundos sobre a vida, a arte e as dificuldades da realidade brasileira. O álbum, ao combinar o rap consciente de Djonga com a experiência e a mística de Milton Nascimento, mostra que, mesmo com o passar dos anos, a música brasileira segue se reinventando, unindo estilos e mostrando que a arte é um terreno sem fronteiras, onde tudo pode se conectar. Não importa a geração ou o gênero musical: o Brasil sempre tem algo novo e potente a oferecer quando se trata de música.
Por Joao Ribeiro 3 de abril de 2025
Nascido de frente para o mar, na comunidade do Morro da Sereia (Salvador – Bahia), em meio a pandemia do coronavírus, com muito respiro e resistência, o espetáculo performativo "Memore-si", que une dança, teatro e performance em uma narrativa sobre ancestralidade e corpo negro, chega a Goiás para duas apresentações gratuitas. Em Goiânia, a apresentação acontece no dia 4 de abril, no Centro Cultural UFG, e na Cidade de Goiás, no dia 19 de abril, no Casarão Cultural Rosinha do Brejo. Criado pela performer Roberta Rox (GO) e dirigido por Inaê Moreira (BA), "Memore-si" transita entre o cerrado e o mar, evocando memórias, resistência e poesia corporal. Com rosas nas mãos e raízes na cabeça, é um convite à escuta das memórias da terra, das rosas, das conchas, das tranças, das ancestralidades. A montagem incorpora referências da dança butoh e das danças populares afro-brasileiras, criando uma experiência sensorial e simbólica que ressignifica o imaginário sobre o corpo feminino negro na cena teatral e na dança. Além das apresentações, que contam com a assistência de direção de Anaquiri (AM), está previsto um bate-papo com a equipe para aprofundar os diálogos sobre arte, identidades e memórias. As sessões contarão com recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras e audiodescrição. Para mais informações, acompanhe o Instagram oficial: @memore_si -- 📢 Espetáculo Memore-si (gratuito) 📅 4 de Abril 📍 Centro Cultural UFG Q. 71 – Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO, 74605-220. https://maps.app.goo.gl/vTJL5wJH8vYWFznM7 📅 19 de Abril 📍 Casarão Cultural Rosinha do Brejo Rua Joaquim Guedes, n° 7 – Centro, Goiás – GO, 76600-000. https://maps.app.goo.gl/DboJNr6boRwDKq7z5 --  Ficha Técnica: Roberta Rox (Criação e Performer), Anaquiri (Assistente de Direção), Joana Porto (Produção Executiva), Caiene Reinier (Assessoria de Comunicação), Fabi Viana (Mídia Social), Jéssika Hannder (Maquiagem e suporte do figurino), Grupo INAI (Acessibilidade), Marcus Pantaleão (Iluminação), Flávia Honorato (Fotografia e Vídeo) e Sirc Heart (Designer Gráfico).
Por Joao Ribeiro 3 de abril de 2025
Nesta sexta-feira, 4 de abril de 2025, Goiânia recebe um evento especial que une música, cultura afro-latina e cinema em uma programação imperdível. A Festa Atori e o Cineclube América Nuestra promovem uma experiência completa, conectando diferentes formas de expressão artística e promovendo um espaço de inclusão e acessibilidade cultural. A programação começa no Cine Goiânia Ouro, das 16h às 21h30, com a exibição de filmes latino-americanos dentro do projeto Circuito Caminhos e Fronteiras da América Latina. Às 16h, a Sessão Fronteira traz o longa Los Silencios, de Beatriz Seigner. Já às 19h, a Sessão Território Cerrado exibe os curtas Cerrateou, Balada pra Raposo Tenório, Meada Cor Kalunga e Diriti Bdé Buré. Após cada sessão, haverá debates sobre as obras, proporcionando uma reflexão aprofundada sobre as temáticas abordadas. Para quem participar das sessões do cineclube, a festa segue no Club Anexo, na Rua 8, no Centro, com entrada gratuita. Para os demais, os ingressos antecipados custam R$ 10 e, na porta, R$ 20. A partir das 23h, a Festa Atori traz um line-up potente com os DJs Olakunde, Fummas, Yasmin Lauck e Big Chacal, embalando a noite com afro-latin house. A Festa Atori carrega em seu nome o significado de conexão e resistência. O termo "atori" vem da cultura iorubá e representa a varinha utilizada pelos ogans no candomblé para chamar as espiritualidades. A festa busca resgatar essa essência ao criar um ambiente acessível e representativo para a cultura afro-latina, proporcionando um espaço seguro para corpos que precisam dançar e se expressar. Já o Cineclube América Nuestra é um projeto itinerante que desde 2020 se dedica à democratização do cinema latino-americano em Goiás. Em 2024, a programação foca nos road-movies e na reflexão sobre fronteiras e territórios do continente. Essa fusão de arte, música e identidade promete transformar a noite de Goiânia em um espaço vibrante e cheio de significado.  Serviço: 📅 Data: 4 de abril de 2025 🎬 Cineclube América Nuestra – Cine Goiânia Ouro 🕓 Horário: 16h às 21h30 🎟️ Entrada: Gratuita 🎉 Festa Atori – Club Anexo, Rua 8, Centro 🕚 Horário: A partir das 23h 🎟️ Ingressos: R$ 10 (antecipado) | R$ 20 (na porta) | Gratuito para quem for ao cineclube 📢 Instagram: @atorifesta | @cineclubeamericanuestra
Por Joao Ribeiro 1 de abril de 2025
Na música brasileira, as misturas sempre foram um grande diferencial, e a parceria entre Gilberto Gil e MC Hariel em A Dança é um exemplo perfeito disso. O encontro do funk paulista com a MPB vai além de um simples feat: é um marco que reforça o funk como uma expressão cultural importante e cheia de história. Com sua trajetória brilhante na música e até na política, Gilberto Gil traz seu prestígio para uma colaboração que fortalece o funk no cenário nacional. Para MC Hariel, um dos grandes nomes do gênero, essa parceria mostra que o ritmo das periferias tem voz, identidade e espaço garantido na música brasileira. A faixa também carrega uma mensagem forte sobre superação, um tema que fala diretamente com quem enfrenta desafios na vida. Esse tom inspirador fez com que a canção ganhasse destaque, gerando debates e conquistando novos públicos. A Dança reforça uma tendência crescente na música: a união de artistas de diferentes estilos para criar algo novo e poderoso. E aqui na Moov FM, você acompanha tudo de perto! Sintonize na 101.7 FM e vem curtir essa e outras novidades do funk e do rap. Segue o beat! A VEZ DO FUNK!  A revista britânica The Economist aponta que o funk brasileiro está a caminho de se tornar um fenômeno global, destacando sua crescente influência na música internacional. O gênero, que surgiu nas favelas do Rio de Janeiro e tem raízes no Miami bass, vem conquistando espaço com artistas como Anitta, que abriu portas para o mercado global. A publicação menciona que produtores renomados, como Timbaland e Snoop Dogg, já demonstram interesse pelo ritmo, enquanto grandes estrelas como Beyoncé e Kanye West incorporaram batidas de funk em seus trabalhos mais recentes.
Por Joao Ribeiro 28 de março de 2025
A segunda edição do Festival MisturAí chega ao setor Jardins do Cerrado I, em Goiânia, nos dias 12 e 13 de abril , trazendo uma programação cultural rica e acessível para todas as idades. Com entrada gratuita, o evento ocupará a praça do bairro das 14h às 23h , proporcionando um espaço de integração para crianças, jovens, adultos e idosos. O festival se consolida como um dos principais encontros culturais da região, unindo música, feira cultural, oficinas e atividades infantis. Diversidade musical e talentos locais O Festival MisturAí destaca-se por sua proposta de valorização da diversidade musical e dos artistas locais. Durante dois dias, o evento reunirá apresentações de rap, forró, eletrofunk, MPB, samba e outros estilos musicais, reforçando a pluralidade cultural da cidade. A programação do dia 12 de abril (sábado) começa com uma Batalha de MC’s , seguida de uma sequência de shows com grandes talentos: 18h – Anny Di (rap) 19h20 – Conceição e São Elas (MPB) 20h40 – Jeferson Leite (rabequeiro) 22h – DJ Iara Kevene (hip hop) 23h – Madrinha Odara (funk) No dia 13 de abril (domingo) , o festival continua com uma seleção de artistas que prometem agitar o público: 15h – Xandão (pagode) 17h – Forró Quentin (forró) 18h20 – Vei Bandido (MPB) 19h40 – Lara Evelin convida Silvvr (pop e MPB) 21h – Guimas (rap) 22h – DJ Tubas (eletrofunk) Muito além da música: Feira cultural e espaço infantil Além dos shows, o Festival MisturAí contará com uma feira cultural aberta durante todo o evento, onde artistas, empreendedores e produtores locais poderão expor e comercializar seus produtos. O espaço infantil também será um destaque, com atividades lúdicas e recreativas que incentivam a criatividade e o aprendizado das crianças. Jornada Criativa MisturAí: Oficinas de arte e empreendedorismo O festival não se limita ao palco e à feira cultural. Durante o mês de março, a Jornada Criativa MisturAí ofereceu oficinas voltadas para o desenvolvimento artístico e empreendedorismo cultural. Nos dias 14 e 21 de março , o Colégio Estadual Jardim do Cerrado recebeu a oficina "Dança da Alma: Felicidade Não Tem Idade" , ministrada pela professora Ingrid Gomes , que trabalhou a consciência corporal na terceira idade para participantes entre 50 e 95 anos . Já a oficina "Empreendedorismo Cultural: da escrita à realização" , conduzida por Hélio Fróes e Luiza Camilo , capacitou jovens na elaboração e produção de projetos culturais. A atividade explorou conceitos fundamentais de planejamento e produção, utilizando como exemplo a experiência do próprio Festival MisturAí e outras iniciativas do cenário cultural goiano. O impacto cultural e social do Festival MisturAí Mais do que um evento musical, o Festival MisturAí representa um espaço de encontro, troca de experiências e fortalecimento da comunidade. Realizado em um dos bairros mais carentes de Goiânia, a iniciativa busca democratizar o acesso à cultura e fomentar o cenário artístico local. O evento é realizado pelo Ministério da Cultura , com incentivo da Lei Rouanet , patrocínio do Instituto Cultural Vale e produção da Ire Gbogbo Produções . Sobre o Instituto Cultural Vale Desde sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já investiu mais de R$ 1 bilhão em projetos culturais em todo o Brasil, contemplando 24 estados e o Distrito Federal. O Instituto apoia uma rede de espaços culturais gratuitos, como o Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA) . Serviço – Festival MisturAí 2025 📍 Data: 12 e 13 de abril 📍 Horário: 14h às 23h 📍 Local: Praça do setor Jardins do Cerrado I, Goiânia 📍 Entrada: Gratuita 📍 Mais informações: Instagram @misturai_festival
Por Joao Ribeiro 28 de março de 2025
Na próxima segunda-feira (31), o cinema goiano ganha destaque em rede nacional com a exibição do filme "Levanta, Regiane!" na Tela Quente , logo após o Big Brother Brasil . A comédia, produzida pela Assuntar Filmes em parceria com a TV Globo e TV Anhanguera , promete emocionar o público com uma história envolvente sobre luta, resiliência e empoderamento feminino. Dirigido por Milena Ribeiro e com supervisão artística de Fred Mayrink (Estúdios Globo), o longa acompanha a trajetória de Regiane , interpretada pela atriz goiana Ana Isabela Godinho . Dona de um pitdog prestes a falir, ela tem 45 dias para arrecadar R$ 50 mil e quitar as dívidas causadas por seu ex-sócio Carlim ( Antônio Lima ). Com a ajuda do pai, Seu João ( Liomar Veloso ), e da filha, Mariane ( Kamila Amorim ), Regiane precisa reinventar o negócio e, ao mesmo tempo, recuperar sua autoestima. A produção foi filmada em Goiânia, tendo como cenário principal a Praça no Badejo , no Jardim Atlântico, onde um pitdog cenográfico foi montado. Além disso, diversas locações da capital aparecem no filme, incluindo um bar badalado, que conta com a participação especial da cantora Luiza Martins . Com um elenco formado por talentos locais e uma equipe de 130 profissionais do audiovisual goiano , “Levanta, Regiane!” representa um marco para o cinema de Goiás, levando sua cultura e identidade para milhões de brasileiros. A exibição na TV Globo reforça a força do cinema regional e a importância de narrativas que valorizam a comunidade, a persistência e a autossuperação . Não perca essa grande estreia. Ficha Técnica Criação e Argumento: Milena Ribeiro e Daniel Calil Direção e Roteiro: Milena Ribeiro Produção Executiva: Débora Resendes, Lara Morena e Gabriel Jacome Elenco: Ana Isabela Godinho, Kamila Amorim, Liomar Veloso, Allan Jacinto Santana, Antônio Lima, Renata Caetano, Rodrigo Cunha, Sá Ribeiro, Wellington Dias Participação Especial: Luiza Martins Música Original: Rogério Sobreira Direção de Fotografia: Thaynara Rezende, Kaco Olímpio Direção de Arte: Lucas Mendes e Luana Oliveira Montagem: Ludielma Laurentino Edição de Som e Mixagem: Thais Oliveira Figurino: Oriana Moreira Lima Caracterização: Jader Magalhães Preparação de Elenco: Valéria Braga Produção de Elenco: Yasmin Matos Técnico de Som: Chico Bororo Direção de Produção: Bruno Mendes Colorização e Finalização: Antônio Queiroz Identidade Visual e Design Gráfico: Santila Estúdio Criativo Destaques da Produção A Protagonista A atriz Ana Isabela Godinho , de 31 anos, é natural de Pirenópolis (GO) . Ela começou a carreira na moda e conquistou espaço na televisão em 2017, na novela Pega Pega (TV Globo). Desde então, participou de outras tramas como Verão 90 e Além da Ilusão , além da série Reis (Record TV). No Globoplay , esteve no elenco de "Vicky e a Musa" , e atualmente interpreta Valéria na série "O Jogo que Mudou a História" . A Diretora Natural de Itapuranga (GO) , a diretora e roteirista Milena Ribeiro é um dos grandes nomes do cinema goiano. Formada em Cinema e Audiovisual pela UEG , venceu duas vezes o Prêmio Cora para Roteiristas Mulheres do Centro-Oeste (2020 e 2022) e conquistou o FRAPA de Melhor Roteiro em 2024 . Entre seus trabalhos estão o curta "A Bicicleta" (2019) , os longas "As Pés de Moleca e a Bruxa de Maria Mole" (2021) e "Em Nome de Karolayne" (2023) , além da animação "Malu Tatu" (2024) . Atualmente, trabalha na comédia romântica "Caducando de Amor" , prevista para estrear em 2025 na TV Anhanguera . Serviço 📽️ Levanta, Regiane! 📅 Data: 31/03/2025 🕙 Horário: Depois do BBB 📺 Onde assistir: Tela Quente (TV Globo)
Por Joao Ribeiro 24 de março de 2025
A 5ª edição do Café Fest 2025 promete ser uma verdadeira celebração para os amantes do café e da gastronomia, com uma programação incrível que acontece de 11 a 13 de abril no Centro Cultural Oscar Niemeyer , em Goiânia. Sob o tema “Café, arte e cultura popular”, o festival oferecerá uma experiência única, com degustação ilimitada de cafés especiais, feiras de artesanato, palestras, harmonizações, experiências sensoriais, competições de baristas, exposições e atrações musicais. Para quem é apaixonado por café, é um evento imperdível! Entre os destaques, temos a Cozinha Show Senac , que trará oficinas gastronômicas e palestras conduzidas por instrutores do Senac e convidados especiais. Com a participação de grandes nomes do setor, como o atual campeão brasileiro de barista Emerson Nascimento , o festival promete muito aprendizado e interação. O evento conta com o apoio de importantes entidades, como o Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás , o Sebrae e a BSCA (Brazil Specialty Coffee Association) , além de uma programação dedicada a qualificação profissional e experiências exclusivas, como harmonização de café com diferentes alimentos e bebidas. SERVIÇO: Data: 11 a 13 de abril de 2025 Horário: 13h às 20h Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer, Goiânia – GO Ingressos: A partir de R$25, disponíveis no link do Sympla  Se você é apaixonado por café ou quer conhecer mais sobre esse universo, o Café Fest 2025 é o lugar certo para você!
Por Joao Ribeiro 24 de março de 2025
Começa amanhã, 25 de março, a 6ª edição do projeto Arte na Periferia, realizado pelo grupo circense Asas de Picadeiro. Idosos de abrigos e associações, além de jovens reeducandos de um Centro Socioeducativo de Goiânia, terão a oportunidade de assistir o espetáculo Alegria e Esperança no Picadeiro da Relembrança. A primeira apresentação será no dia 25 (terça-feira), às 15 horas, na Associação dos idosos do Jardim Balneário Meia Ponte, e é gratuita. As apresentações acontecerão em locais como o Espaço Bem Viver I e II, Vila Vida e o Lar de idosos Sagrada Família, impactando diretamente cerca de 200 idosos. A inclusão cultural nos lares de idosos tem mostrado efeitos positivos, como a preservação da saúde cognitiva, estímulo emocional e fortalecimento de vínculos afetivos. Em um ambiente descontraído, a arte circense traz alívio para sintomas de depressão e ansiedade, fortalecendo a autoestima e promovendo o bem-estar dos moradores. Além disso, o projeto também realizará uma apresentação no Centro Socioeducativo do Setor Vera Cruz II, oferecendo aos jovens reclusos uma oportunidade de interação com a Arte. Ao realizar a performance circense, o projeto busca incentivar o autoconhecimento e refletir sobre o poder da criatividade para a transformação social dos adolescentes. O projeto Arte na Periferia visa contribuir para a democratização e a descentralização dos bens artísticos culturais, levando arte e entretenimento de qualidade para grupos historicamente marginalizadas e invisibilizadas. “A arte circense tem o poder de unir, de promover a alegria e de humanizar os espaços. Sabemos o quanto o riso e a descontração são fundamentais para a saúde mental e emocional dessas pessoas. Nosso objetivo é oferecer mais que entretenimento, é proporcionar uma experiência de inclusão e reconhecimento”, afirma Manoel Alves de Jesus (Sapeca Mr. Eco), “ecoilusionista” e diretor artístico do espetáculo Alegria e Esperança no Picadeiro da Relembrança. Programação: Dia 25/03 - 15h: apresentação do espetáculo Alegria e Esperança no Circo da Relembrança na Associação de idosos do Jd. Balneário Meia Ponte. Dia 07/04 - 14h: apresentação do espetáculo Alegria e Esperança no Circo da Relembrança no Centro de Convivência de idosos Assunção, na Vila Itatiaia. Dia 12/04 - 15h: apresentação do espetáculo Alegria e Esperança no Circo da Relembrança, no Lar de Idosos Sagrada Família. Dia 13/04 - 10h: apresentação do espetáculo Alegria e Esperança no Circo da Relembrança, no Lar de idosos Vila Vida, Setor Coimbra.
Por Joao Ribeiro 21 de março de 2025
MAJOR RD lançou a aguardada “SÓ ROCK 3”, dando continuidade à trilogia iniciada em 2020. O novo single, que já viralizou antes mesmo do lançamento, traz Young Ganni, MC Cabelinho e Borges em uma fusão explosiva de trap e rock. Produzida por meLLo, referência no gênero, e mixada pelo tricampeão do Grammy Latino Arthur Luna, a faixa promete marcar a cena musical. “So Rock 3 chegou com clipe em homenagem a banda Slipknot e ao baterista da banda o Brasileiro Eloy Casagrande, com um som tão pesado que parece até Heavy Metal mesmo, letras extremamente afiadas e explicitas e com vocais intercalados o que deixou a dinâmica da música lá em cima o tempo todo. Visceral!!” Este comentário do DJ BIG, nosso locutor da Moov, já diz tudo. Com participação especial do humorista Diogo Defante, o vídeo mostra MC Cabelinho e Young Ganni em uma missão para resgatar MAJOR RD e Borges das armadilhas impostas pela indústria e pelos padrões sociais. O enredo reforça a importância da coletividade e da resistência no cenário musical. Com uma sonoridade intensa e uma estética impactante, “SÓ ROCK 3” chega para consolidar ainda mais a evolução do projeto. Mantendo a essência inovadora de seus antecessores, a faixa reafirma o talento dos artistas e o potencial do trap rock no Brasil. Você ouve todos esses grandes artistas na MOOV FM! Sintonize! BORGES E MAJOR RD ESTÃO CONFIRMADOS EM GOIANIA Borges desembarca em Goiânia para participar do Gyn Mix Festival 2025, que em sua terceira edição, promete ser um dos maiores eventos de Trap em Goiás. Marcado para o dia 12 de abril de 2025, às 22 horas e ainda tem na programação Matuê, Wil, entre outros. Já Major Rd é um dos nomes confirmados no RapGround 2025, festival que a Moov já teve a honra de ser parceira, como rádio oficial. Este ano, ainda tem muita coisa pra ser confirmada, e acontece entre os dias 27 de Abril e 3 de Maio. Fique ligado na 101.7 para saber mais sobre esses eventos importantes pra nossa cena.
Por Joao Ribeiro 19 de março de 2025
No dia 21 de março, Goiânia será palco do workshop gratuito "Improviso em grupo e o Estilo Tribal". A atividade, que ocorrerá das 19h às 21h no Centro de Artes World Group, no Setor Jaó, é destinada a pessoas com mais de 13 anos interessadas em conhecer uma nova modalidade de dança e experimentar a arte de forma coletiva, explorando novas possibilidades de expressão através do improviso e da fusão de estilos. "O Estilo Tribal é uma modalidade contemporânea de dança que promove a fusão de diferentes estilos, como a dança do ventre, danças indianas e o flamenco. A proposta deste workshop é explorar a dança em grupo, sem coreografia definida, utilizando a comunicação corporal para movimentos sincronizados e coordenados", explica Larissa Elias, professora, pesquisadora e bailarina que ministrará a atividade. Larissa Elias iniciou os estudos no Estilo Tribal de dança do ventre em 2007 e, em 2015, concluiu o curso de formação do Estilo Tribal Americano com Carolena Nericcio (EUA), criadora do estilo. Três anos depois fundou a Anhuma Tribal, uma das companhias pioneiras na modalidade em Goiás, buscando compartilhar conhecimento e interesse pelo Estilo Tribal com aulas e performances. Para participar, não é necessário fazer inscrição prévia. Basta comparecer à atividade com roupas confortáveis que permitam a livre movimentação. A ação contará com intérprete de Libras e oferecerá 20 vagas. O workshop integra o projeto “Manutenção do Centro de Artes World Group”, realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. Sobre o Centro de Artes World Group O espaço que abriga o Centro de Artes World Group foi fundado na década de 1990 por Cristiane Moraes e Lamar Lamounier, com o propósito de fomentar atividades artísticas e culturais. Na época, era conhecido como Lamounier Ballet Teatro de Goiânia. Ao longo dos anos, o espaço assumiu diferentes facetas, funcionando como escola de balé, teatro (Lamounier Ballet Teatro de Goiânia) e sede do Instituto Científico e Cultural Lamounier. Além disso, foi palco de lançamentos de livros, exposições, exibições de filmes e atividades colaborativas com instituições artísticas e acadêmicas locais. Também abrigou palestras culturais e científicas, promovendo o intercâmbio de conhecimento e experiências. Por meio de parcerias internacionais, fortaleceu sua conexão com países como Portugal, Itália, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Cuba, Suécia e Alemanha. Em 2015, o espaço foi transformado no World Group Center, ampliando sua atuação multidisciplinar, mas sempre mantendo o foco em atividades artísticas, especialmente na dança. Atualmente, o Centro de Artes World Group acolhe grupos artísticos independentes para aulas, ensaios e apresentações, reafirmando seu compromisso com a cultura e a criatividade. SERVIÇO Workshop de dança “Improviso em grupo e o Estilo Tribal” com Larissa Elias Data: 21/03/2025 Horário: 19 às 21h Local: Centro de Artes World Group - Alameda Pampulha, 1773, Setor Jaó, Goiânia - GO Mais informações: instagram @worldgroupcenter Classificação: 13 anos A ação contará com intérpretes de Libras Projeto realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura Entrada gratuita
VER MAIS
Share by: