"Manifesto Afro Cultivo" estreia em Goiânia com exibições acessíveis

No dia 24 de abril (quinta-feira), às 18h, no Cineclube Maria Grampinho, no Sertão Negro em Goiânia, acontece o lançamento do curta-metragem "Manifesto Afro Cultivo", um filme com uma estética afrofuturista e documental que narra a história dos povos diaspóricos através dos cabelos, baseando-se em cinco símbolos Adinkras: Kwatakye Atiko, Mpuannum, Sankofa, Duafe e Aya. A obra explora a identidade, resistência e a estética dos penteados afro como forma de comunicação e pertencimento.
Além do lançamento no Sertão Negro o filme contará com exibições com medidas de acessibilidade no Cine Cultura, em conjunto com o documentário Ancestrais do Futuro, da diretora Daya Gomes.
- 28 de abril (segunda-feira), a partir das 15h, no Cine Cultura, Goiânia
Sessão para o público surdo, com janela de Libras e legendas. E aberta para quem quiser prestigiar com estes recursos.
29 de abril (terça-feira), a partir das 20h, no Cine Cultura, Goiânia
Sessão aberta ao público geral que contará também com audiodescrição ao vivo para pessoas cegas.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Sobre o filme
"Manifesto Afro Cultivo" apresenta uma narrativa que valoriza a cultura afro-brasileira e a iconografia dos penteados afro como elementos de resistência e afirmação identitária. O enredo atravessa o passado, presente e futuro, destacando a importância do cultivo dos próprios cabelos como prática de cuidado, uma ferramenta de linguagem simbólica e de preservação cultural.
O enredo construído pelos penteados afro, é guiado através de cinco símbolos adinkras, que representam a diversidade das dimensões da identidade negra. A produção aposta na estética afrofuturista e na riqueza visual dos penteados como linguagem simbólica, reforçando a importância da ancestralidade e do pertencimento identitário.
Serviço:
Lançamento do filme "Manifesto Afro Cultivo"
- Data: 24 de abril (quinta-feira)
- Horário: 18h
- Local: Cineclube Maria Grampinho, no Sertão Negro (Goiânia-GO)
- Entrada: Gratuita
Outras exibições:
- 28/04 (segunda-feira) | 15h - 17h - Cine Cultura - Sessão com janela de libras e legendas descritivas para o público surdo.
- 29/04 (terça-feira) | 20h - 22h - Cine Cultura - Sessão aberta ao público que contará também com audiodescrição ao vivo para cegos.
-
Mais informações no instagram: @manifestoafrocultivo








