Goianos criam jogo digital baseado nas obras de Antônio Poteiro
Lançamento de “Pomar das Cores” marca também homenagem ao centenário de nascimento do artista

Já pensou se as obras do renomado artista Antônio Poteiro inspirassem o cenário de um jogo digital? O compositor e produtor musical Arlam Júnior, da Brasbravel Studio, imaginou, e chamou a amiga Michelle Santos, embaixadora local do “Women in Games”, da Ritus Studio, para tirar a ideia do papel. Junto com Adriano Regino, programador, e outros parceiros, eles lançaram o jogo digital “Pomar de Cores”, no último sábado, 26. O lançamento marca também uma homenagem ao centenário de nascimento do artista, que se completa em outubro deste ano.
Arlam conta que teve a ideia em 2023. “Um dos nossos objetivos é estreitar a relação da comunidade dos gamers com a cultura goiana”, diz. A valorização da arte local, aliás, converge com o pensamento do próprio Poteiro. Em documentário veiculado pela TV da Câmara dos Deputados, o mais goiano dos luso-brasileiros foi direto ao ponto: “Acho que o brasileiro não precisa copiar nada do estrangeiro; o nosso Brasil é um continente”, afirmou na oportunidade, em 2000. E com inúmeras possibilidades advindas também do Cerrado.
“Pomar de Cores coloca o jogador numa experiência interativa que ecoa as formas, os traços e os encantos da fauna e da flora que habitam o imaginário sertanejo goiano. O produto é inspirado na obra de Antônio Poteiro que pulsa com o misticismo, a alegria e a resistência do povo goiano, em uma linguagem visual que escapa às convenções da arte clássica e moderna para criar algo verdadeiramente nosso”, detalha Arlam.
Segundo ele, o gameplay tem duração de dez minutos. “O jogador precisará cuidar do crescimento de um pomar com frutas tipicamente presentes na região do Cerrado e na cultura sertaneja, tais como jabuticaba, manga, pequi, buriti, baru, etc. Para isto, contará com a ajuda de animais do céu, da terra e da água que trarão vida e sementes para a locação”, explica, ao informar que o jogo é indicado para crianças a partir de 6 anos de idade.
Durante todo o processo de criação do “Pomar de Cores”, Arlam, Michelle e Adriano mantiveram contato com a família de Poteiro, que abraçou e chancelou a iniciativa - Américo Poteiro, filho de Antônio, é o consultor pedagógico e artístico do projeto.
“Nosso intuito foi proporcionar uma experiência para o usuário com os elementos da natureza, com as cores, com as artes visuais, e também com a música”, destaca Arlam, ao acrescentar que a trilha sonora do game foi gravada por integrantes da Orquestra Filarmônica de Goiás.
O jogo é indicado para todas as idades e pode ser baixado no site do Brasbravel Studio (https://brasbravel.itch.io/pomar-de-cores) e nas mídias sociais do estúdio, da Ritus Studio e do Instituto Antonio Poteiro.
SAIBA MAIS
Instituto Antônio Poteiro
O Instituto Antônio Poteiro foi fundado em 2011, para preservar a história e a obra deste artista plástico, que se destacou no campo das Artes Visuais, no Brasil e em mais de 40 países. Suas obras traduzem a religiosidade e a cultura do povo goiano, sobretudo brasileiro.
Brasbravel Studio
A Brasbravel Studio é uma empresa de produção audiovisual com foco na realização de produtos que oferecem experiências imersivas que vão de filmes autorais a jogos digitais. Fundada em 2021, em Goiânia, a empresa é composta por quatro sócios: Arlam Junior, Vinicius Cavalcante, Adriano de Regino e Samuel Peregrino.
Ritus Studio
Estúdio indie de criação de jogos e audiovisual, fundado por Michelle Santos e Wadson Alvim, dois criadores de narrativas inovadoras e impactantes. Na Ritus, eles unem suas expertises para criar experiências imersivas. Seu jogo Neve foi finalista na categoria "Best Storytelling", no SBGames 2022, selecionado para o "Panorama Brasil" no BIG Festival 2023, e finalista no A.Maze Festival/Berlin 2024. Michelle Santos contou tudo sobre a história da Ritus e o universo da criação de games no episódio 5 do MOOVCAST, que você pode ouvir clicando AQUI.








